terça-feira, 13 de maio de 2014

Crônica – Pelo trabalho realizado, Batista Catanduvas não merecia a desclassificação

(Na peleja para entender o que se mostrava sem entendimento, um torcedor, ao final do jogo contra o River, parecia entender Batista Catanduvas – Perguntavam-se, ambos!)
Por Renneé Fontenele
ASCOM/PSC

Ao lado de Zé Paulo, Batista já mostrava preocupação bem
no início da temporada, com as primeiras derrotas. (Renneé
Fontenele/ASCOM)
Parnaíba (PI) – É muito provável que alguns torcedores, ou quem quer que seja, discordem do que será dito, aqui. Mas, sem inclinação, e desprovido de qualquer coisa que implique nas palavras a seguir, os torcedores conscientes haverão de concordar com o dado texto.

Quando Batista Catanduvas, presidente do Parnahyba falou, logo após a eliminação do clube azulino no Verdinho, dissera que pedia desculpas ao torcedor pelo insucesso do Tubarão no certame. Pelo aspecto da ligação e de todo o apoio do torcedor azulino, as desculpas são válidas e oportunas.

Agora, quem esteve com o presidente durante o certame, verificando todo o seu esforço em conduzir o grupo e sua estrutura de maneira competente, poderá, talvez, discordar. Além do mais, Batista também é torcedor do clube.

Respeitando toda a massa azulina e o seu apoio fundamental, não só nesta temporada, mas sempre, se há uma pessoa que deveria ‘receber’ desculpas pelo resultado negativo do grupo, seria o presidente azulino.

Ora, receber o clube sem crédito, devendo mais de trezentos mil reais na época, com mil e um problemas pendentes, não é fácil. Tornou-se a labuta ainda mais pesada, quando Batista honrou o que havia prometido, no início da temporada: não deixar nenhum profissional sem receber seus vencimentos, não atrasando uma folha mensal de mais de oitenta mil reais.

Dias antes da eliminação, Supervisor Julio Cesar (à direita)
parecia prenunciar resultado negativo. (Renneé/ASCOM)
Hoje (estejamos atentos: hoje), não há nenhuma pessoa que trabalhe no Parnahyba sem receber seu salário, sem falar do comprometimento para com o elenco e comissão técnica, com alimentação, acompanhamento médico, apartamentos e proventos em dias.

Tudo isso deve ser levado em conta, porque não há clube sem estrutura, seja pequena ou grande. Se houve falha da Diretoria, que seja reparada para a próxima temporada. Se não, então não há o que se desculpar.

O trabalho da diretoria parecia, por vezes, cair sem fundamento, dado os resultados negativos em campo. Batista, ao final do último jogo pelo estadual, perguntava-se: onde está a esperança, o amor, o fruto do trabalho feito? Olhava-o, um torcedor ao seu lado, murmurando, ainda sem palavras: ‘Desenganemo-nos, Batista, da esperança, porque trai, do amor, porque cansa’... O torcedor citou Fernando Pessoa, naquele momento de desespero.

O que houve, em verdade, fora muito trabalho durante as competições disputadas, dias sem descansos, muita promessa sem realização, elevadas cobranças e pouco apoio. Todo o empenho de Batista Catanduvas, do Supervisor  Julio Cesar, do Gerente de Futebol Zé Paulo, da Comissão Técnica, enfim, não foi refletido em campo. O motivo? Ah, isso será destacado noutra oportunidade. 

7 comentários:

  1. Belíssima crônica, primo.Parabéns. Lamentável a precoce desclassificação do Parnahyba. Mas convenhamos, a equipe formada este ano era limitada e não tinha cara de time campeão. O River sobrou no 2º turno e mereceu a vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, primo! Eu também, como torcedor, falei algumas vezes ao Julio Cesar sobre o clube nesse sentido. Não via firmeza, vez por outra... Mas, fazer o quê, agora? É tentar reparar o que deverá ser reparado e partir para o próximo certame de maneira mais consciente e conquistar o espaço devido. Há tempo que o clube merece alçar vôos mais altos...!

      Excluir
  2. Desde a apresentacao do parnahyba no ct petronio portetela o batista contou cpm o apoio da torcida mas assi. Mesmo ele pediu nosso apoio maior ainda.Fomos pro primeiro movimentamos os torcedores azulino e dali em diante vimos q o trabalho iria ser serio e fomos ate o final.
    A unica diretoria q deu voz a tocida quando perdemos o primeiro turno dnro de nossos dominios.apoiamos o time no segundo turno sabendo das dificudades q o clube passava mas estavamos la para incentivar nosso time e nun e por isso q nosso amor pelo parnahyba vai acabar .pois temos exemplos bem na nossa cara .a torcida do River passou 7 anos sem ganhar nada nem jogo de castanha mas estava la torcedo do jeito deles e acreditando .por isso q venha a copa piaui .q venha 2015 a TUBARÕES DA COHAB ESTARA COM O PARNAHYBA SEMPRE E COM VC BATISTA E DEMAIS DA DIRETORIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tubarões da Cohab não tem só o meu respeito como a minha admiração. No meu entendimento, é a única torcida do futebol piauiense que pode ser concebida fiel. Eu acompanhei o trabalho deste ano, exemplar, por sinal. Um abraço a todos da Tubarões da Cohab...

      Excluir
  3. APOIO DA TORCIDA ELE TEVE DO PRIMEIRO AO ULTIMO JOGO, AGORA ELE ERROU QUANDO NÃO ABDICOU DA COPA DO BRASIL POIS SÓ EM SONHO OU UAM ZEBRA MUITO GRANDE PASSARIA-MOS PRA UMA FASE SEGUINTE, DEVIA TER ENTRADO COM TIME RESERVA, NO PRIMEIRO JOGO E PRIORIZADO O PIAUIENSE, ERROU QUANDO COLOCOU TECNICO DE SUB 15 PRA TREINAR O TUBARÃO, ERROU QUANDO NÃO PUNIU JOGADOR QUE FICAVA ATE 1 HORA DA MANHA NAMORANDO NA SEDE DO CLUBE, ERROU QUANDO NÃO DEMITIU ESSE TREINADOR LOGO NA FINAL DO PRIMEIRO TURNO, ERROU QUANDO CONTRATOU UM CENTROAVANTE QUE NÃO OFENDE NEM UM GOLEIRO ALEIJADO COMO ESSE FELIPE RAFAEL. A DIRETORIA DO PARNAIBA TEM QUE PARAR DE PENSAR EM COPA DO BRASIL E PENSAR EM SERIE D E TENTAR UMA SERIE C QUE AI SIM A GRANA VEM COPA DO BRASIL É UTOPIA SONHO MUITO MUITO DISTANTE SI QUEM NÃO VIVE A REALIDADE PENSA QUE COPA DO BRASIL É GRANDE COISA

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Batista não tem culpa, a culpa é de todos. Pricipalmente daqueles que se escondem, daqueles que misturam politica partidária com as coisas do Parnahyba Sport Club (o Parnahyba é de todos os parnaibanos e daqueles que amam Parnaíba mesmo sem ser parnaibano com eu). algumas coisas precisavam ser feitas quando levamos uma lavada do Piauí. Um dos maiores erros, na minha humilde opinião, foi a permanencia daquele que se diz técnico, esse Tonet não estava com nada. Isso sem falar da preparação física. Tivemos duas chances de nos livrarmos das pesadas dívidas e não aproveitamos (copa do nordeste, série d, copa do brasil todas em 2015). Agora acho que temos que aproveitar a pra lançar de vez a base. Exemplo do 4 de julho que não gastou dinheiro esse ano. É nós torcedores termos paciência e abraçar o clube, sem caça às bruxas. Parnahyba com muito orgulho com muito amor!

    ResponderExcluir
  5. Concordo. O Parnahyba tem amplas condições de bem conduzir um trabalho de base. Claro, dentro dos limites, existe um campo de treinamento, tem como formar uma comissão técnica daí mesmo, recrutar jovens valores da Capital Praiana e municípios próximos e, no mais, montar uma estrutura com departamento médico e pronto! Resultados positivos virão em breve!!! Nada, nada mais q isso!!

    ResponderExcluir