Brasileiro

(Parnahyba é o único clube fora da capital que disputou as séries B, C e D do Brasileirão)

Por Renneé Fontenele
ASCOM/PSC

Parnaíba (PI). Não bastou ao Parnahyba Sport Club ser o primeiro clube do estado do Piauí e nem o primeiro campeão estadual (1916), para ser o mais tradicional do futebol piauiense. Fora de Teresina, o clube do litoral é o único que participou do Brasileirão nas três séries (B, C e D), restando, portanto, a Série A, projeto para um futuro bem próximo. Abaixo, resumos das participações do clube no Brasileirão.

Série B

Em 1991, o Tubarão iniciava sua participação no Brasileirão. Disputando a Série B do Brasileiro, a equipe azulina não realizou um bom campeonato. O Parnahyba enfrentou o ceará em Fortaleza, perdendo o confronto por 3 a 0. Depois, reabilitou-se, vencendo o Moto Clube do Maranhão por 4 a 2, no Verdinho. Novamente em casa, o Tubarão bateu o América de Natal, por 3 a 1. Pela quarta rodada, enfrentou o ABC fora de casa, empatando no Machadão, em Natal, em 1 a 1. Jogando em Teresina, perdeu para o Auto Esporte em jogo polêmico e violento, por 3 a 0. Pela sexta rodada, sofreu goleada na capital cearense, perdendo para o Fortaleza, por 5 a 1. Ainda em Fortaleza, perdeu para o Ferroviário, por 2 a 0. De volta no Verdinho, perdeu para o Auto Esporte, por 2 a 1. Em São Luis, perdeu para o Moto Clube, por 4 a 0. Em Natal, empatou com o América, em 1 a 1. Em casa, no Verdinho, empatou com o ABC, também 1 a 1. Novamente no Verdinho, encerrou a participação empatando com o Ceará (0 a 0), com o Fortaleza (0 a 0), perdendo a última para o Ferroviário, por 3 a 1.

Série C

Em 2004, o Tubarão voltou ao Brasileiro. Desta vez pela Série C, o Parnahyba iniciou o certame perdendo em Fortaleza por 2 a 0, para o Ferroviário. Em casa, no Piscinão, bateu o River por 1 a 0. Empatou com o Limoeiro no Piscinão, em 2 a 2. Jogando fora, perdeu para o Limoeiro por 2 a 1. Empatou em Teresina com o River, em 1 a 1. Depois, bateu o Ferroviário por 1 a 0, no Piscinão lotado, conseguindo a classificação para fase seguinte do Brasileiro, tendo o Grupo 6 o Limoeiro em primeiro, com 13 pontos, o Parnahyba em segundo, com 8, o Ferroviário em terceiro, com 7 e, Na lanterna, o River, com 5 pontos. Na segunda fase, o Tubarão empatou com o Sampaio Corrêa no Piscinão, em 1 a 1. Em São Luis, no Nhozinho Santos, empatou com o Sampaio em 0 a 0, em jogo de volta, sendo eliminado da competição pelo regulamento.

Em 2005, novamente a Série C. Diferente do ano anterior, a equipe azulina não correspondeu às expectativas do torcedor. Perdeu em São Luis para o Moto Club, por 3 a 1. Perdeu no Piscinão para o Tocantinópolis por 2 a 1. Jogando fora, perdeu para o Imperatriz do Maranhão, por 2 a 1. Em casa, bateu o Imperatriz por 4 a 2, no Piscinão. Perdeu em Tocantinópolis por 4 a 1, encerrando sua participação empatando em casa diante do Moto Club de São Luis, em 1 a 1.

Série D

Após 7 anos fora do Brasileiro, o Tubarão retorna ao cenário em 2013, disputando a Série D. Foi a melhor participação de um clube piauiense na mencionada divisão. Passando um dos piores momentos, o Tubarão jogou a primeira rodada fora, sendo goleado pelo Salgueiro, por 4 a 0. Após alguns problemas resolvidos, a equipe volta forte e bate o Ypiranga do Amapá, no Verdinho, por 4 a 2. 


(Parnahyba 4x2 Ypiranga/AP)

Voltou a vencer no Verdinho, batendo o Gurupi de Tocantins, por 2 a 1. Fora de casa, em São Luis, enfrentou o campeão maranhense, empatando o confronto em 1 a 1, no Nhozinho Santos. Em Gurupi, perdeu por 1 a 0. 


(Parnahyba 2x0 Maranhão/MA)

Em casa, bateu o Maranhão, por 2 a 0. Fora de casa, enfrentando o Ypiranga em Macapá, empatou o embate em 0 a 0. Por último, perdeu, em jogo polêmico, para o Salgueiro, por 1 a 0, no estádio Verdinho, encerrando em terceiro lugar no Grupo A2. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário